Reprodução

Pássaros e elefantes também dançam, dizem cientistas

Constatação liga capacidade de dançar à de imitar sons, fundamental para a fala humana

Associated Press,

30 de abril de 2009 | 14h54

Depois de estudar uma cacatua que curte Backstreet Boys e cerca de 1.000 vídeos do YouTube, cientistas afirmam ter documentado, pela primeira vez, que alguns animais são capazes de" dançar" acompanhando uma batida musical.

video Assista a Snowball no YouTube

O resultado apoia uma teoria de por que o cérebro humano é capaz de produzir um comportamento como a dança.

Em um estudo de laboratório de dois papagaios e na análise detalhada dos vídeos, cientistas procuraram sinais de que os animais realmente sentiam o ritmo da música que estava tocando.

O resultado: alguns papagaios eram capazes, e talvez um ou outro elefante. Mas os pesquisadores não viram evidências em cães e gatos, a despeito da longa exposição das duas espécies à musicalidade humana, e nem em chimpanzés, nossos parentes mais próximos.

Por quê? Os animais dançantes compartilham com o ser humano a capacidade de imitar sons, disseram os cientistas - mesmo elefantes são capazes disso.  O circuito cerebral para isso permite que as pessoas aprendam a falar, e também, evidentemente, a dançar ou a marcar o compasso da música, sugere o cientista Aniruddh Patel, do Instituto de Neurociências de San Diego. Ele liderou um dos estudos publicados nesta quinta-feira, 30, na revista Current Biology.

Um outro estudo, envolvendo o YouTube, também foi publicado na mesma revista. A autora é  Adena Schachner, estudante de Psicologia em Harvard. Um vídeo de Snowball, a cacatua dançarina, já foi assistido mais de 2 milhões de vezes no YouTube desde que foi publicado originalmente, em 2007. Patel assistiu à exibição e ficou impressionado, e entrou em contato com o dono do pássaro para realizar um teste científico.

Com isso, foi possível provar que Snowball não estava apenas imitando os movimentos de um ser humano. E os movimentos seguiam  a batida da canção favorita do pássaro, Everybody (Backstreet's Back), dos Backstreet Boys.

biologiacomportamentocérebrodança