Pesquisadores da USP descobrem novo mineral

Encontrado em Minas Gerais, silicato de urânio-tório tem coloração amarelada e ganhou o nome de Coutinhoita, em homenagem a professor emérito

Um novo mineral acaba de ser catalogado cientificamente. Tata-se de um silicato de urânio-tório, de coloração amarelada, já batizado com o nome de Coutinhoita. A rocha foi encontrada por um colecionador na mina Urucun, que fica na cidade de Galiléia (MG), e estudada por pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). A descrição físico-química do mineral está sendo apresentada em uma tese de doutorado e deve constar do catálogo da União Internacional de Mineralogia, instituição que ratifica este tipo de descoberta em todo o mundo. Segundo a Agência Fapesp, o nome Coutinhoita é uma homenagem ao professor emérito do instituto, José Moacyr Vianna Coutinho, que há mais de 40 anos contribui para a mineralogia. Os pesquisadores pensaram, a princípio, que o mineral era uma weeksita, rica em fosfato, mas os estudos revelaram características ainda não conhecidas. A tese que apresenta o novo mineral, produzida por Flávio de Souza, tem como título Coutinhoita, um novo silicato de urânio análogo a weeksita. ?É bastante rara a descoberta de um novo mineral?, disse Souza à Agência Fapesp.