Pesquisadores dos EUA sequenciam genoma do milho

As informações do sequenciamento estão no GenBank, um banco de dados disponível de graça na internet

REUTERS

26 de fevereiro de 2008 | 13h24

Pesquisadores sequenciaram o mapa genético do milho e afirmaram que a descoberta, a ser divulgada em uma reunião em Washington na quinta-feira, 28, poderá ajudar os cientistas a melhorar vários tipos de grãos e cereais. Cientistas criam mapa genético para a vida sintética   "Os cientistas agora conseguirão investigar com precisão e eficiência o genoma do milho para descobrir meios de melhorar a plantação e, por conseqüência, aumentar o rendimento das sementes e a resistência à seca e às doenças", disse em nota Richard Wilson, da Universidade Washington, em St. Louis, cuja equipe liderou as pesquisas. Os trabalhos para sequenciar todo o mapa genético do milho custaram US$ 29,5 milhões, financiados pela Fundação Nacional de Ciência, dos Departamentos de Agricultura e de Energia dos EUA. "O milho é um dos grãos mais importantes para o nosso país", disse o diretor da fundação, Arden Bement, em nota. "Completar essa sequência do genoma do milho representa um avanço científico significativo e vai estimular o crescimento da comunidade agrícola e a economia como um todo." As informações do sequenciamento estão no GenBank, um banco de dados disponível de graça na Internet no site http://maizesequence.org/. "O genoma vai ajudar a revelar a biologia básica do milho. Essas informações podem ser usadas para buscar genes que tornam o milho mais nutritivo ou mais eficiente para a produção de etanol, por exemplo", afirmou Ralph Quatrano, diretor do departamento de biologia da universidade. O outro genoma vegetal já sequenciado é o do arroz. (Reportagem de Maggie Fox)

CIENCIAGENOMAMILHO