Phoenix inicia análise de amostras do solo de Marte

Testes iniciais descobrem uma região de 4 centímetros de profundidade que intriga os pesquisadores da Nasa

Reuters

05 de junho de 2008 | 18h55

A sonda Phoenix recebeu instruções para escavar e analisar as primeiras amostras de solo da região polar de Marte para ajudar a determinar se o planeta já teve condições de abrigar vida, disseram os cientistas responsáveis pela missão na quarta-feira, 4.   Veja também: Galeria de imagens da sonda Phoenix em Marte Teste seus conhecimentos sobre o Planeta Vermelho Sonda Phoenix inicia análise de amostra do solo de Marte Phoenix descobre possíveis rastros de gelo em Marte Satélite tira foto de Phoenix chegando ao Planeta Vermelho Nasa confirma pouso da sonda Phoenix em Marte   A sonda da Nasa, que chegou ao planeta vermelho no dia 25 de maio, foi programada para usar seu braço robótico na quarta-feira, 4, para tirar amostras de solo de três pontos diferentes e colocá-las em instrumentos para testar sua composição.   Foto: AP/Nasa Mancha branca à direita poderia ser sal ou gelo   Testes iniciais descobriram uma região de 4 centímetros de profundidade próximo ao local de pouso que intriga os representantes da Nasa. "Poderia ser sal ou a camada de gelo que estamos procurando", disse o principal pesquisador da Phoenix, Peter Smith.   Foto: AP/Nasa Imagem de uma das amostras recolhida pela sonda   Cientistas esperam "pegar uma dessas amostras, colocá-la em nossos instrumentos e descobrir exatamente o que é", disse Smith.   A câmera robótica da sonda mandou imagens do que parece ser gelo exposto logo abaixo da Phoenix. No entanto, Smith disse que a área não pode ser analisada pois está fora do alcance da sonda.

PhoenixMarteNasaEspaçociência