Planeta-anão da família de Plutão passa a se chamar Makemake

Deus da fertilidade ad Ilha da Páscoa inspira o nome do astro que tinaa sido apelidado de 'Coelhinho da Páscoa'

Carlos Orsi, do estadao.com.br,

20 de julho de 2008 | 14h26

O terceiro plutóide e quarto planeta-anão do Sistema Solar recebeu o nome oficial de Makemake, um deus polinésio da fertilidade e criador da humanidade, informa a União Astronômica Internacional (IAU). O planeta-anão é um dos maiores corpos já descobertos nas regiões mais externas do sistema, sendo apenas um pouco menor que Plutão. Tem cor avermelhada, e os astrônomos acreditam que esteja coberto por uma camada de metano.   A categoria de "plutóide" foi definida recentemente pela IAU para abrigar corpos semelhantes a Plutão e localizados além da órbita de Netuno. Ela inclui três planetas-anões - Plutão, Eris e Makemake. O quarto planeta-anão é Ceres, que fica no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter,e por isso não é um plutóide.   Makemake foi descoberto em 2005 pela equipe de Michael Brown, o mesmo descobridor de Eris. Até a confirmação do nome oficial pela IAU, era conhecido como 2005 FY9 ou, extra-oficialmente, "Coelhinho da Páscoa". Makemake é um deus da mitologia da Ilha da Páscoa.   Segundo Brown, que sugeriu o nome, o fato de se tratar de um deus da fertilidade ajudou na escolha, porque o plutóide foi descoberto quando sua mulher estava grávida.

makemakeplutãoplanetas