Planetas fora do Sistema Solar têm água na atmosfera

Os autores do trabalho mais recente encontraram traços de absorção de água na radiação de planeta

EFE,

10 de dezembro de 2008 | 17h06

Cientistas americanos encontraram indícios que apontam a existência de vapor de água em um "Júpiter quente" - nome dado a planetas gigantescos de gás, fora do Sistema Solar, que giram muito próximos a suas estrelas -, publica a revista Nature.   CO2 detectado em atmosfera de planeta fora do Sistema Solar  Descobertos mais quatro planetas fora do Sistema Solar   Carl Grillmair, do Instituto Tecnológico da Califórnia, e Drake Deming, do Centro Goddard de vôos espaciais da Nasa, ambos nos EUA, analisaram o espectro infravermelho do planeta HD189733b, um dos mais estudados por ser mais facilmente observável da Terra.    Esse planeta, um dos aproximadamente cinqüenta extra-solares conhecidos como "Júpiteres quentes". Os astrônomos já previam que este tipo de planetas gasosos, que não podem ser vistos diretamente e se estudam pela análise de suas atmosferas, conteriam vapor de água.   No entanto, achar provas disso não é fácil, e estudos anteriores levantaram dados contraditórios.   Os autores do trabalho mais recente encontraram traços de absorção de água no espectro de emissão do planeta, o que indica a presença de vapor atmosférico. Esses traços surgem quando moléculas de água absorvem parte da radiação emitida pelo planeta, provocando lacunas características no espectro de luz.

planetasnature