Prefeitos, governadores e personalidades se despedem de Niemeyer

'Já tem alguém que pode redesenhar a Via Láctea', brincou Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná

Heloisa Aruth Sturm e Luciana Nunes Leal, O Estado de S. Paulo

07 Dezembro 2012 | 12h13

RIO DE JANEIRO - Um grupo de 50 pessoas, entre amigos e familiares, está reunido neste momento no saguão principal do Palácio da Cidade, na zona sul do Rio, onde está sendo velado o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer. O velório foi aberto ao público por volta das 8h20. O prefeito Eduardo Paes, que esteve no saguão antes da abertura do portões, retornou na companhia do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner.

"Já tem alguém que pode redesenhar a Via Láctea", brincou Lerner, que também é arquiteto, ao deixar o Palácio da Cidade. "Foi um homem de uma generosidade extraordinária. O povo entendia sua arquitetura. Vi pessoas chorando de emoção na inauguração de um museu em Curitiba. Era poesia e arquitetura ao mesmo tempo. Foi o maior brasileiro de todos os tempos", disse o ex-prefeito e ex-governador.

Também esteve presente o designer gráfico Ricardo Ohtake, irmão do arquiteto Ruy Ohtake. "Perdemos o arquiteto que mais obras importantes fez no Brasil", afirmou Ricardo, informando que o irmão está em Campo Grande (MS) e deve chegar para o enterro, programado para a tarde de hoje.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), compareceu ao velório acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e de Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino. 

"Estou em nome de todos os mineiros prestando esta última homenagem. É sempre bom lembrar a imagem de Oscar Niemeyer ao longo de toda a sua vida, uma vida dedicada ao interesse público, à ciência e à arquitetura. E, sobretudo, um ser humano querido por todos", disse Anastasia.

Mais conteúdo sobre:
niemeyer, prefeitos, velório

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.