Arquivo/AE
Arquivo/AE

Prefeitura assina protocolo que prevê fim do uso de sacolas plásticas em SP

Medida entrará em vigor a partir de 25 de janeiro de 2012 e vai contar com apoio das redes de supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart

Central de Notícias,

15 Dezembro 2011 | 18h43

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou na tarde desta quinta-feira, 15, o protocolo de intenções com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que prevê o fim da distribuição de sacolas plásticas em supermercados da capital, a partir de 25 de janeiro de 2012. 

 

Também assinaram o documento o secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, o secretário estadual do meio Ambiente, Bruno Covas, e o presidente da APAS, João Galassi. A medida tem o apoio de três redes de supermercados e pretende abranger todo o Estado. 

 

As redes de supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart aderiram ao projeto e deixarão de distribuir 1,7 bilhão de sacolas descartáveis em suas 600 lojas. Os supermercados oferecerão, como alternativa, sacolas biodegradáveis compostáveis feitas de amido de milho e sacolas reutilizáveis. Ambas serão vendidas a preço de custo. 

 

Histórico da campanha 

 

A iniciativa da APAS com o apoio da Prefeitura de São Paulo está incluída em uma série de outras ações da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, lançada oficialmente nesta quinta-feira em São Paulo. A campanha teve início em 2010, na cidade de Jundiaí, com a proposta de estimular a substituição no comércio local de sacolas descartáveis por reutilizáveis.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.