Progesterona inibe ataques epiléticos

A alteração de humor durante o ciclo menstrual é algo rotineiro na vida das mulheres. Pelo menos 5% delas sofrem com sérias desordens de humor.Além disso, entre as portadoras de epilepsia, a aproximação da menstruação pode aumentar as chances de convulsões. Estatísticas mostram que o aumento no risco de ocorrer ataques é de 78%.Cientistas buscam encontrar uma chave molecular que possa explicar o percurso dessas transformações. Uma pesquisa que será publicada em junho pela revista Nature Neuroscience parece ter encontrado resultados promissores.O estudo das mudanças detectadas nos receptores gabaérgicos, tipos específicos de neurônios presentes no sistema nervoso central, gerou as respostas procuradas.O artigo, assinado por Istvan Mody, da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia (EUA), e colaboradores, mostra que existe uma relação direta entre níveis de progesterona e o aumento nas chances de ocorrer um ataque epiléptico.No caso das mulheres sem a doença, seriam maiores as chances de ocorrer crises de depressão ou ansiedade. Todos os experimentos foram realizados em ratos.Durante o ciclo, quando a progesterona cai, existe uma expressão maior dos chamados receptores de inibição. Isso, descobriram os cientistas, faz com que um tipo determinado de sinal neural, que evitaria os distúrbios, seja reduzido a níveis perigosos.Na fase do ciclo em que as taxas de progesterona se elevam, as relações de causa e efeito são totalmente opostas.A expressão dos receptores gabaérgicos diminui, o sinal neural responsável pela defesa do cérebro aos ataques ou às crises aumenta e, conseqüentemente, as estatísticas das disfunções acabam sendo menores.Dentro da geografia cerebral, os neurônios analisados por Mody e equipe estão localizados no hipocampo, região do cérebro onde os pesquisadores acreditam que são disparados os sinais para que as convulsões epilépticas sejam iniciadas.O artigo Ovarian cycle-linked changes in GABAA receptors mediating tonic inhibition alter seizure susceptibility and Anxiety, de Jamie Maguire, Brandon Stell, Mahsan Rafizadeh e Istvan Mody, poderá ser lido em www.nature.com.

16 de maio de 2005 | 10h00