Projétil da Nasa se choca contra cometa

As primeiras imagens mostram uma espetacular explosão na superfície do cometa, iluminado pelo sol

Por Agencia Estado

Os técnicos e cientistas da Nasa, em Pasadena, Califórnia, pularam de alegria hoje, às 2h52 (horário de Brasília) quando o projétil de 370 quilos lançado pela sonda espacial "Impacto Profundo", depois de percorrer cerca de 431 milhões de quilômetros no espaço, se chocou contra o cometa Tempel 1. As primeiras imagens mostraram uma espetacular explosão na superfície do cometa, iluminado pelo sol. Segundo estimativas da Nasa, com o impacto surgiu uma cratera do tamanho de um campo de futebol. Esta é a primeira vez que um objeto construído pelo homem se choca intencionalmente contra um corpo do espaço. Com custo de US$ 333 milhões, o projeto Impacto Profundo tem como objetivo determinar a composições dos cometas. Segundo os cientistas, os cometas carregam em suas entranhas os materiais originais do sistema solar e seu estudo servirá para aprofundar o conhecimento de suas origens. "Os cientistas acreditam que os cometas são remanescentes do nascimento do sistema solar", disse Andrew Dantzler, diretor da divisão de sistema solar da Nasa. "Acreditamos que a ´Impacto profundo´ pode revelar este material e que poderemos saber mais sobre nosso sistema solar", acrescentou. Segundo a Nasa, o choque premeditado no espaço não representa nenhum perigo à Terra. O cometa Tempel 1 foi descoberto em 1867 pelo astrônomo alemão Ernst Wilhelm Leberecht Tempel. Mede 14 por 5 quilômetros.