Proteína pode ser chave para cura da calvície

TERT é um dos elementos presentes na telomerase, uma enzima que ajuda as células a se reproduzir

Por Agencia Estado

Cientistas da Universidade Stanford, na Califórnia, estão estudando uma proteína que poderia facilitar o tratamento da calvície. Conhecida como TERT, essa proteína é um dos elementos presentes na telomerase, uma enzima que ajuda as células a se reproduzir. A nova pesquisa, relatada na publicação científica Nature, descobriu que, em contato com a pele, a TERT consegue ativar células-tronco capilares dormentes. A proteína também é encontrada em 90% dos tipos de câncer e a sua compreensão também poderia ajudar a encontrar formas de combater a doença. Ratos cabeludos Os cientistas aplicaram a proteína em ratos e observaram um rápido crescimento de pelos. A equipe liderada por Steven Artandi destacou que suas descobertas ainda estão longe de caracterizar uma cura para a queda de cabelos. Mas, observam, trata-se de um passo nesse caminho. Num artigo também na Nature, Elizabeth Blackburn, da Universidade da Califórnia em San Francisco, escreveu: "No Egito antigo, os homens untavam suas cabeças com gordura de hipopótamo num tentativa desesperada de combater a calvície". E acrescentou: "Será que a telomerase é a nova gordura de hipopótamo? Provavelmente não. Mas esta enzima já é conhecida por ser vital na sustentação de tecidos, então devemos compreender todas as suas potenciais funções."