Quantos escravos trabalham para você?

SÃO PAULO - "Eu não tenho escravos", é a resposta pronta para esta pergunta. Mas a ONG Made in a Free World desenvolveu um teste para mostrar que muitas coisas do nosso cotidiano - do carro que usamos para nos deslocar ao computador que você está usando para ler essa matéria - passam pelas mãos de pessoas que trabalham sob condições subumanas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O teste - batizado de Slavery Footprint (ou Pegadas do Trabalho Escravo, em tradução livre) indica quanto trabalhadores escravos "trabalham para você". Com base nos dados fornecidos, é calculado o número provável de pessoas em tais condições envolvidas na produção dos bens que você consome. São levados em consideração produtos como eletrônicos, cosméticos, alimentos, roupas, joias e aspectos como número de filhos e quantidade de cômodos na casa.

A ONG tem como objetivo conscientizar a população sobre o consumo desenfreado e também pede que as pessoas que fazem o teste se unam ao movimento para acabar com o trabalho escravo no mundo.Para fazer o teste é só acessar o site http://slaveryfootprint.org/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.