Reprodução
Reprodução

Quer morar em Marte? Veja como é a seleção

Agência holandesa levará 24 pessoas para viver no planeta a partir de 2026; projeto teve mais de 200 mil candidatos inscritos

O Estado de S.Paulo

08 Junho 2016 | 12h15

Você já pensou em morar em Marte? Sentir vontade de conhecer outro planeta não é algo tão incomum, mas você toparia viajar pelo espaço para viver, sem possibilidade de retorno, em uma pequena colônia com  poucos humanos? 

Pois cerca de 200 mil candidatos, de 140 países, se inscreveram em um projeto da fundação holandesa Mars One, que levará 24 pessoas para viver no planeta vermelho. Os escolhidos serão divididos em seis grupos de quatro pessoas, e o primeiro deve partir em 2026.  

A fundação anunciou nesta segunda-feira, 6, que cem candidatos pré-selecionados vão participar da terceira etapa do processo. Durante cinco dias, os escolhidos passarão por diversos testes, dos quais 90% são os mesmos aplicados pela Nasa. 

Nesta terceira fase, os candidatos serão avaliados com base em critérios como tomada de decisões, atitude frente a problemas, estado de ânimo, motivação, aspecto psicológico, adequação social e comportamento durante e fora das provas. 

Os testes serão realizados em equipes, revelou Norbert Kraft, diretor médico da fundação e um dos membros da comissão avaliadora. Vivendo em Marte, os novos habitantes deverão buscar água, produzir oxigênio e cultivar seus próprios alimentos, atividades que exigem uma boa relação em grupo, ainda mais em um planeta distante. /AFP

Mais conteúdo sobre:
Marte Nasa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.