Raças de cães têm variação genética surpreendente

Uma comparação detalhada de 85 raças de cães mostrou o perfil único de seus DNAs, o que explica a grande variedade física e de comportamento. As descobertas publicadas na revista científica americana Science prometem desvendar os genes responsáveis por características como agressividade e tamanho do corpo, assim como mais de 300 doenças caninas hereditárias.O estudo liderado por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, em Seattle, também lançou luz sobre a evolução do cão moderno. Mostrou que cada raça pertence a uma de quatro linhagens genéticas, que reflete a forma como eles foram isolados e seletivamente acasalados por humanos através dos séculos.A equipe liderada pelos cientistas Elaine Ostrander, Leonid Kruglyak e Heidi Parker ficou surpresa com alguns resultados. "A primeira grande descoberta foi a de que raças diferentes são geneticamente bem distintas", disse Kruglyak."A maioria das raças é recente e foi geneticamente isolada somente no século 19, com o advento dos clubes de reprodução", comentou Kruglyak. "É uma diferença muito maior do que aquela encontrada entre populações humanas que se desenvolveram em continentes diferentes."

21 de maio de 2004 | 11h42