Ratos cantam como pássaros, afirmam pesquisadores

Os ratos cantam como os pássaros, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Mas, normalmente, a vocalização deles está além da capacidade de ouvir do ser humano.Em artigo publicado pela Public Library of Science, um website de divulgação de trabalhos científicos, Timothy Holy e Zhongsheng Guo dizem que, se o som dos ratos for reduzido em quatro oitavas para ser ouvido por humanos, vai se parecer muito com o canto dos pássaros.Eles avaliaram 45 ratos machos, que cantaram 45 melodias diferentes.De acordo com a pesquisa, a vocalização dos ratos tem o tipo de estrutura - série de sons distintos que podem ser identificados ou sílabas repetidas dentro de um padrão - que os biólogos esperam da música de animais.Segundo os cientistas, a capacidade musical dos ratos não foi percebida antes por causa das dificuldades para gravar a melodia ultra-sônica.Os ratos machos só cantam quando ficam excitados pelo cheiro das fêmeas, de acordo com os cientistas.Os pesquisadores vão investigar se os ratos podem aprender e imitar sons, como fazem alguns pássaros. Eles dizem que também é possível que os ratos de laboratório, criados em cativeiro, apreciem um tipo de música diferente daquele dos ratos selvagens.