Remédios como a aspirina podem combater o câncer

Foto do author Redação
Por Redação

Drogas que afinam o sangue, como a aspirina, podem ajudar a combater o câncer porque não dão abrigo a células cancerígenas, disseram nesta sexta-feira pesquisadores dos Estados Unidos. Experimentos em ratos mostraram que a combinação da aspirina com uma droga experimental anticoagulante reduz o crescimento e a proliferação de tumores malignos. Células do sangue chamadas de plaquetas abrigam e nutrem células tumorígenas na corrente sanguínea, fazendo com que o câncer se espalhe mais facilmente -- ou seja, a metástase -- disse a equipe da Universidade de Washington, em St. Louis, na publicação Journal of Cellular Biochemistry. Eles disseram que se as plaquetas se tornarem inertes podem ajudar a reduzir ou evitar essa proliferação. O estudo pode ajudar a apoiar outras descobertas que mostram risco menor de câncer entre as pessoas que tomam aspirina ou drogas similares que afetam um gene e proteína chamado COX-2, incluindo a aspirina, ibuprofen e Celebrex. A pesquisa também sugere que tomar aspirina ou ibuprofen durante a quimioterapia poder tornar esse tratamento mais eficaz. (Reportagem de Maggie Fox)