Remédios como a aspirina podem combater o câncer

Drogas que afinam o sangue, como aaspirina, podem ajudar a combater o câncer porque não dãoabrigo a células cancerígenas, disseram nesta sexta-feirapesquisadores dos Estados Unidos. Experimentos em ratos mostraram que a combinação daaspirina com uma droga experimental anticoagulante reduz ocrescimento e a proliferação de tumores malignos. Células do sangue chamadas de plaquetas abrigam e nutremcélulas tumorígenas na corrente sanguínea, fazendo com que ocâncer se espalhe mais facilmente -- ou seja, a metástase --disse a equipe da Universidade de Washington, em St. Louis, napublicação Journal of Cellular Biochemistry. Eles disseram que se as plaquetas se tornarem inertes podemajudar a reduzir ou evitar essa proliferação. O estudo pode ajudar a apoiar outras descobertas quemostram risco menor de câncer entre as pessoas que tomamaspirina ou drogas similares que afetam um gene e proteínachamado COX-2, incluindo a aspirina, ibuprofen e Celebrex. A pesquisa também sugere que tomar aspirina ou ibuprofendurante a quimioterapia poder tornar esse tratamento maiseficaz. (Reportagem de Maggie Fox)

REUTERS

07 de março de 2008 | 18h50