RJ sedia eventos sobre energia escura na próxima semana

Serão 5 palestras, entre 25 e 29, a partir das 18h30, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

20 de maio de 2009 | 16h20

Especialistas internacionais em energia escura, o estranho fenômeno que está acelerando a expansão do Universo e que corresponde a 70% de toda a energia do cosmo, farão palestras gratuitas no Rio de Janeiro na próxima semana, com tradução simultânea. Os eventos também terão transmissão ao vivo pela internet.

 

Veja também:

link Projeto ensina a ''caçar'' meteoritos

link Astrônomos querem 1 milhão de brasileiros olhando para o céu

 

Serão cinco palestras, entre os dias 25 e 29 de maio, a partir das 18h30, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o  CBPF (rua Xavier Sigaud, 150, Botafogo). A transmissão online será feita pelo website http://www.des-brazil.org/, e o evento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia.

 

O site que transmitirá as palestras pertence à parte brasileira do projeto Dark Energy Survey (DES), uma colaboração internacional de cientistas que busca determinar a natureza desta energia misteriosa. Também na próxima semana, o Rio sediará uma reunião internacional do DES, que acontece no CBPF e no Observatório Nacional.

 

A partir de 2011, o DES vai mapear uma área do céu próxima ao polo sul galáctico de 5 mil graus quadrados, ou cerca de um oitavo da área total do céu.

 

O objetivo do projeto é descobrir o que é a energia escura e qual a sua abundância e variação ao longo da história do Universo. Para isso, serão observados e identificados cerca de 300 milhões de galáxias, 20 mil aglomerados de galáxias e duas mil supernovas.

 

A programação das palestras é a seguinte:

25/05 - Ravi Sheth, Universidade da Pensilvânia: "A Matéria Escura"

 

26/05 - Joshua Frieman, Universidade de Chicago: "Supernaovas e a Energia Escura"

 

27/05 - Timothy McKay, Universidade de Michigan: "Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura"

 

28/05 - Bhuvnesh Jain, Universidade da Pensilvânia: "As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura e a Energia Escura"

 

29/05 - Enrique Gastañaga, Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha: "A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura"

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.