SAIBA MAIS-Atlantis parte para 32a e última missão espacial

O ônibus espacial Atlantis partiu nesta sexta-feira para uma missão de 12 dias na Estação Espacial Internacional, o último voo planejado para a nave de 25 anos e o início do fim do programa de ônibus espaciais da Nasa.

REUTERS

14 Maio 2010 | 17h23

Conheça como será a missão:

* Em seu 32o e último voo, o Atlantis transporta um laboratório russo e um módulo de acoplamento conhecido como Mini Módulo de Pesquisa 1, um compartimento de sete metros que será instalado na porta do módulo Zarya que está voltada para a Terra.

* O ônibus espacial também entregará seis baterias de níquel e hidrogênio, de 166 quilos, para o sistema solar da Estação Espacial Internacional, uma antena de comunicação e uma plataforma de trabalho para um guindaste de robótica canadense.

* Três caminhadas espaciais estão previstas durante a missão para substituir as baterias da torre de energia solar, instalar uma nova antena e outras tarefas para preparar as operações depois que os ônibus espaciais se aposentarem no fim deste ano.

* Outros dois ônibus espaciais devem continuar a construção feita pelos Estados Unidos do posto avançado orbital. Em setembro, a missão do Discovery levará mais baterias para a estação e, em novembro, o Endeavour entregará o experimento de partículas físicas, o Espectrômetro Magnético Alpha.

* O Atlantis será preparado para fazer mais uma missão: servir como nave de resgate em caso de a tripulação da última missão precisar voltar para casa, mas não há previsão de que volte a voar novamente.

(Reportagem de Irene Klotz)

Mais conteúdo sobre:
CIENCIANASASAIBAMAIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.