Satélite mapeia lagos sob a capa de gelo da Antártida

Foto do author Redação
Por Redação

Ocultos sob quilômetros de gelo, os lagos da Antártida requerem um uso criativo de tecnologia para que possam ser identificados e caracterizados. Agora, pesquisadores usando lasers montados em um satélite da Nasa conseguiram criar o mais completo mapa dos lagos que se mantêm ativos, drenando ou enchendo-se de água por baixo do gelo. As imagens revelam um sistema de escoamento em escala continental, escondido da vista.

"Embora o gelo da Antártida pareça estável, quanto mais o observamos, mais vemos que há atividade ali todo o tempo", disse, em nota, o cientista Benjamin Smith, da Universidade de Washington em Seattle, que chefiou o estudo.

Os lagos da Antártida sofrem a pressão do gelo acima, que pode empurrar a água por baixo, fazendo-a deslocar-se de um bolsão para outro. A água se desloca sob o gelo numa camada fina e larga, mas também por meio de um sistema de cavidades. Esse fluxo abastece lagos a grandes distâncias.

A compreensão do fluxo é importante, dizem os pesquisadores, porque a água pode lubrificar as geleiras, facilitando o deslocamento de massas congeladas para o mar, onde podem contribuir para a elevação do nível dos oceanos.

Pesquisadores chefiados por Smith analisaram mais de 4 anos de dados sobre a elevação do gelo obtidos pelo satélite Icesat, da Nasa, e criaram o mais completo inventário das mudanças no sistema de drenagem da Antártida. A equipe mapeou 124 lagos ativos, estimou a velocidade com que se enchem ou esvaziam e descreveram as implicações para a dinâmica do gelo em artigo no Journal of Glaciology.