EUMETSAT
EUMETSAT

Satélite meteorológico MSG-4 captura a 1ª fotografia da Terra

Equipamento, lançado em 15 de julho, permite prever com até seis horas de antecedência fenômenos como nevoeiros e tempestades

EFE

04 Agosto 2015 | 10h18

O satélite meteorológico MSG-4, o último satélite Meteosat de segunda geração, capturou nesta terça-feira, 4, a primeira fotografia da Terra, o que mostra que está funcionando completamente.

A Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), informou que o radiômetro SEVIRI (Captador Giratório de Imagens Visíveis e Infravermelhas) a bordo do satélite realizou a imagem.

O satélite meteorológico MSG-4 estará operando completamente seis meses depois de ser colocado em serviço.

A EUMETSAT assumiu no dia 26 de julho o controle do satélite meteorológico MSG-4, o Meteosat-11.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a EUMETSAT lançaram no dia 15 de julho o satélite MSG-4 a bordo de um foguete Ariane 5 da base de Kurú, na Guiana Francesa.

O satélite está em órbita a 36 mil quilômetros sobre a superfície da Terra.

O Meteosat-11 servirá de ponte entre o 10, lançado em 2012, e os primeiros Meteosat de terceira geração, que serão lançados em 2019 e 2021, assegurando a continuidade do serviço.

A família Meteosat de segunda geração permite detectar e prever rapidamente, com até seis horas de antecedência, fenômenos como nevoeiros e tempestades. 

Veja mais fotos da Terra vista do espaço:

Mais conteúdo sobre:
astronomia Terra

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.