Seis minutos de exercício mantêm a forma, afirma estudo

Um estudo realizado pela Universidade McCaster, no Canadá, mostrou que apenas seis minutos de exercício intenso por semana podem ser tão eficazes para manter a forma quanto seis horas de exercícios moderados no mesmo período.Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Applied Physiology, exercícios curtos porém intensos tonificam os músculos e melhoram a resistência.Mas os especialistas alertam que este tipo de exercício pode ser muito pesado para quem não estiver previamente em forma.Atualmente, para se manter saudável, recomenda-se sessões de 20 a 30 minutos de exercício aeróbico moderado, de três a cinco vezes por semana.Regimes de exercícioOs pesquisadores compararam o desempenho de 23 pessoas que seguirem três rotas de exercícios diferentes, três vezes por semana. Todos os participantes estavam razoavelmente em forma e saudáveis.Um grupo pedalava duas horas por dia, em uma velocidade moderada, e o segundo grupo pedalava por dez minutos, em sessões de um minuto, em velocidade um pouco mais alta.Um terceiro grupo participou de um treinamento de corrida - pedalando em velocidade máxima por dois minutos em micro-sessões de 30 segundos, com quatro minutos de intervalo entre cada sessão.Os voluntários completaram um circuito de quase 30 km no início da pesquisa, e o repetiram depois de duas semanas de treinamento.A conclusão foi de que todos os participantes melhoraram o desempenho físico na mesma medida.Análises mostraram que a velocidade em que os músculos dos participantes absorviam oxigênio - um fator chave para medir o quão em forma alguém está - era a mesma.Capacidade MuscularOs níveis de uma enzima chamada citrato-sintase, que ajuda o tecido a processar oxigênio e a combater a diabetes, também eram similares entre todos os participantes.O professor Martin Gibala, que liderou a pesquisa, disse que "sessões curtas de exercício muito intenso melhoram a saúde muscular e a performance, tanto quanto várias semanas de treinamento tradicional para aumento de resistência"."O treinamento de corrida pode ser uma opção para aqueles que usam a falta de tempo como principal desculpa para entrar em forma e manter um regime saudável de exercícios", disse ele.John Brewer, da Academia de Ciências do Esporte Lucosade, disse à BBC que as sessões curtas de exercício intenso só são recomendadas para quem já está em forma.Segundo ele, a melhor maneira de manter a saúde cardiovascular e a forma ainda é seguir as recomendações atuais de exercícios.

Agencia Estado,

06 de junho de 2005 | 11h37

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