REUTERS / Henry Romero
REUTERS / Henry Romero

Sol aparece envolto em arco-íris brilhante na Cidade do México

Fenômeno ótico que ocorre quando raios do Sol atravessam primeiro as nuvens mais altas deixou moradores da capital do país surpresos

O Estado de S. Paulo

21 Maio 2015 | 20h05

Um fenômeno ótico atmosférico formou nesta quinta-feira, 21, um brilhante halo ao redor do Sol, que apareceu na Cidade do México, provocando surpresa e susto entre seus habitantes.

Centenas de fotografias do Sol envolto em um deslumbrante arco-íris perfeitamente redondo começaram a circular em redes sociais com comentários de assombro e brincadeiras.

"Recebi cerca de 30 ligações de pessoas assustadas que acreditavam que se tratava de um sinal de mau agouro; outros creem que é porque vai chover mais do que o previsto. Tive que repetir várias vezes 'não, não machuca se não olhar de forma direta", comentou entre suspiros de cansaço o coordenador do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Juan Manuel Caballero.

"Alguém me explique o que está acontecendo!" e "os extraterrestres chegaram finalmente" são alguns dos comentários que acompanharam as fotografias publicadas no Facebook do céu da Cidade do México.

O meteorologista explicou que o fenômeno ótico se produz "pelo menos duas vezes ao ano em todo o planeta" quando os raios do Sol atravessam primeiro as nuvens mais altas, decompondo a luz e formando o arco-íris.

"É algo comum. O que acontece é que as pessoas nunca olham para cima", disse o especialista. /AFP

Mais conteúdo sobre:
Sol México

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.