Sonda descobre lua entre anéis de Saturno

Satélite fica no centro da divisão Keeler e seu efeito gravitacional gera ondulações nos anéis do planeta

A sonda Cassini descobriu uma nova lua entre os anéis do planeta Saturno, cuja forma é afetada por seu efeito gravitacional, informou o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. A existência dessa lua, provisoriamente batizada de S/2005 S1, foi confirmada no dia 1.º de maio, quando a sonda modificava sua órbita em torno do planeta. Um dia depois, foi possível captá-la com mais detalhes. As imagens obtidas permitiram a medição de seu tamanho e da intensidade de seu brilho, acrescentou um comunicado do citado laboratório. A nova lua, uma das mais de 30 que giram em torno de Saturno, tem um diâmetro de cerca de 7 quilômetros e reflete a metade da luz que recebe, destacou o JPL. O satélite fica no centro da divisão Keeler (um dos espaços que separam os anéis de Saturno) e seu efeito gravitacional gera ondulações nos anéis do planeta. "É muito cedo para determinar a forma de sua órbita, mas pelo que vimos, seu movimento sugere que fica no centro" desse espaço, disse Joseph Spitale, do Instituto de Ciências do Espaço, no Colorado, e um dos cientistas encarregados das imagens da sonda Cassini. S/2005 S1 é a segunda lua captada entre os anéis de Saturno. A outra é a Pan. Esta tem um diâmetro de 25 quilômetros e está situada na divisão de Encke.