26 de novembro de 2010 | 06h25
MOSCOU - A nave Soyuz TMA-19, com o russo Fiódor Yurchikhin e os americanos Douglas Wheelock e Shannon Walker a bordo, aterrissou nesta sexta-feira, 26, sem contratempos nas estepes do Casaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Veja também:
Sonda detecta atmosfera de oxigênio e CO2 em lua de Saturno
Cortes orçamentários nos EUA ameaçam empresas espaciais
A nave aterrissou, como estava previsto, quilômetros ao norte da cidade de Arkalyk, indicou um porta-voz do CCVE à agência oficial russa "Itar-Tass"
Os três tripulantes da Soyuz, que permaneceram mais de cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês) "se encontram bem", informou o canal de notícias russo "Rossía-24".
Inicialmente, o retorno da nave estava previsto para 30 de novembro, mas foi antecipado em quatro dias porque o Casaquistão fechou seu espaço aéreo por ocasião da cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, na cidade de Astana, na próxima semana.
No laboratório orbital permanecem o novo comandante da Expedição 26, o astronauta da Nasa Scott Kelly, e os engenheiros de voo russos Aleksandr Kaleri e Oleg Skrípochka.
Os três irão tripular a Soyuz TMA-20, com lançamento previsto para 15 de dezembro, a partir da base de Baikonur (Casaquistão).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.