Tartaruga gigante considerada extinta há mais de cem anos é encontrada em Galápagos

Uma expedição está sendo preparada para procurar outras tartarugas na tentativa de salvar a espécie

Foto do author Redação
Por Redação

A Diretoria do Parque Nacional de Galápagos (PNG), no Equador, anunciou na terça-feira, 25, a descoberta de uma tartaruga que se acreditava estar extinta há mais de cem anos. O animal foi encontrado dois anos atrás na Ilha Fernandina e transferido para o Centro de Criação de tartarugas gigantes do Parque, mas até o momento não se sabia qual espécie ele pertencia.

O animal foi então submetido a estudos genéticos para identificar sua origem, realizados pela Universidade de Yale, nos EUA. Os cientistas identificaram como a espécie Chelonoidis phantasticus. "A Universidade de Yale revelou os resultados de exames genéticos e a respectiva comparação de DNA que foi feita com um espécime extraído em 1906", disse o Parque de Galápagos em um comunicado.

Diretoria do Parque Nacional de Galápagosanunciou a descoberta da tartaruga extinta há mais de cem anos e que poderia ter parentes na Ilha Fernandina, a mais ocidental do arquipélago equatoriano. Foto: EFE/Parque Nacional Galápagos

O Parque Nacional de Galápagos está preparando uma expedição para procurar mais tartarugas gigantes na tentativa de salvar a espécie.

“Estamos planejando uma grande expedição no segundo semestre deste ano para a Ilha Fernandina, onde foram encontradas amostras de excrementos de tartaruga, o que dá esperança da existência de outros indivíduos da espécie encontrada'', explicou o diretor da PNG, Danny Rueda.

‘Fernanda’, como foi apelidada a tartaruga, pode ter entre sessenta a "cem anos talvez", explicou, Washington Tapia, diretor da Galapagos Conservancy. Segundo o pesquisador, é muito difícil calcular a idade exata de um quelônio. A tartaruga tem 54 centímetros de carapaça, pequena em comparação com a maioria, que pode medir mais de 1,5 metros de comprimento. Ela também tinha pouco peso quando foi encontrada em seu habitat, mas em cativeiro ganhou volume e está bem de saúde.

'Fernanda', como foi apelidada a tartaruga, é apenas uma das mais de 60 mil tartarugas gigantes de diferentes espécies em Galápagos, de acordo com dados do Parque Nacional Foto: EFE/Parque Nacional Galápagos

As Ilhas Galápagos serviram de base para a "Teoria da Evolução das Espécies" do cientista britânico Charles Darwin no século 19, muitas variedades de tartarugas vivem junto com flamingos, atobás, albatrozes e cormorões - uma família de uma espécie de ave aquática.

Elas também abrigam muitos exemplares de flora e fauna ameaçados de extinção. A população atual de tartarugas gigantes de várias espécies está estimada em 60 mil, de acordo com dados do Parque Nacional de Galápagos. / EFE e Reuters