PUBLICIDADE

Telescópio Hubble flagra choque entre galáxias

Galáxias localizadas a 25 milhões de anos-luz da Terra colidiram, o que gerou a criação de estrelas e planetas. Análise ajuda a entender a evolução do universo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O telescópio Hubble, da agência espacial americana Nasa, flagrou um choque entre galáxias, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, 16, pelo órgão. O encontro envolveu as galáxias NGC 4485 e a NGC 4490, localizadas a 25 milhões de anos-luz da Terra.

Apenas um dos lados se manteve intacto, enquanto o outro agora abriga uma profusão de estrelas azuis e nebulosas rosadas Foto: NASA, ESA; acknowledgment: T. Roberts (Durham University, UK), D. Calzetti (University of Massachusetts) and the LEGUS Team, R. Tully (University of Hawaii) and R. Chandar (University of Toledo)

O comunicado oficial brincou com a situação: "a galáxia NGC 4485 está mostrando todos os sinais de ter se envolvido em um acidente 'hit and run' (expressão para colisões entre veículos em que o causador do choque não para para prestar assistência). Ao invés de destruição, o encontro está criando uma nova geração de estrelas, e talvez planetas". 

PUBLICIDADE

Antes do choque, a galáxia NGC 4485 mostrava sinais de desenvolvimento regular. Agora, apenas um dos lados se manteve intacto, enquanto o outro agora abriga uma profusão de estrelas azuis e nebulosas rosadas. As duas galáxias trocaram de lado há milhões de anos e agora mantêm uma distância de 24 mil anos-luz. 

A Nasa explica que esse tipo de colisão era mais comum há bilhões de anos, quando o universo era menor e as galáxias estavam mais próximas. A imagem, acrescenta a agência, ajuda a entender a complexidade da evolução das galáxias. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.