
26 de março de 2009 | 17h42
Os astronautas do ônibus espacial Discovery usaram nesta quinta-feira, 26, um braço robótico e varreduras a laser para verificar novamente a condição do escudo antitérmico da nave, que se prepara para voltar à Terra no sábado, 28.
Veja também:
Obama e estudantes conversam com tripulantes da ISS
Plataforma emperrada desafia astronautas fora da estação
Astronautas deixam ISS para instalar painéis solares
Rota da ISS pode mudar para evitar colisão com lixo espacial
Discovery é lançada ao espaço com sete astronautas
O ônibus está em órbita desde 15 de março, período em que entregou o último conjunto de painéis de energia solar à Estação Espacial Internacional, de onde partiu na quarta-feira.
Os tripulantes usaram um sistema a laser montado na ponta do braço robótico de 15 metros para inspecionar o nariz e as asas do ônibus, cuja temperatura pode superar os 1.600 graus Celsius na hora do retorno à atmosfera.
Essas inspeções se tornaram parte da rotina de todas as missões desde o acidente de 2003 com o ônibus Columbia, que explodiu devido ao superaquecimento quando voltava à Terra, 16 dias depois de sofrer danos na decolagem. Sete astronautas morreram.
Uma inspeção inicial no dia seguinte ao lançamento não apontou falhas no Discovery, que seriam resultantes de destroços espalhados na decolagem. A Nasa quer uma checagem para garantir que não houve danos por causa de detritos orbitais, que são um problema cada vez mais preocupante nos arredores do planeta.
Encontrou algum erro? Entre em contato