
19 de fevereiro de 2010 | 15h51
As tripulações do ônibus espacial e da Estação espacial Internacional (ISS) trocaram abraços e disseram adeus nesta sexta-feira, 19, durante a preparação do Endeavour para sua viagem de dois dias de volta à Terra, após uma missão "de proporções olímpicas".
Obama promete manter exploração do espaço com astronautas
Os seis astronautas do Endeavour flutuaram, um de cada vez, para fora da ISS, onde ajudaram a instalar uma grande janela de sete painéis que dá aos tripulantes uma vista sem precedentes da Terra. As escotilhas entre os veículos espaciais foram lacradas em preparação á separação entre nave e ISS, que deve ocorrer mais tarde, nesta sexta.
"Estamos realmente apreciando a vista. Queria que vocês pudessem ficar um pouco mais para compartilhar da vista", disse o comandante da ISS, Jeffrey Williams, aos colegas do ônibus espacial.
"Sim, é difícil desviar os olhos da janela", disse o comandante da nave, George Zamka.
Alvorada fotografada pelo astroanuta japonês Soichi Noguchi, a partir da no janela. Nasa
Cada um dos astronautas passou alguns momentos sozinho no domo transparente da quinta-feira.
Os 11 astronautas trabalharam em conjunto ao longo da última semana para instalar o domo e um novo aposento, chamado Tranquilidade, o último dos grandes módulos que faltavam para completar a construção da ISS.
Na cerimônia de inauguração, Zamka apresentou uma placa contendo fragmentos de rocha lunar e uma pedra retirada do topo do Monte Everest.
Os fragmentos lunares foram retirados da região da Lua chamada Mar da Tranquilidade, e o módulo foi batizado em homenagem ao pouso de astronautas lá, em 1969.
Encontrou algum erro? Entre em contato