Tuberculose deve ter surgido há 3 milhões de anos

"Nossos resultados transformam o paradigma corrente de que a tuberculose tem uma origem recente", diz pesquisadora

Mais antiga que a febre tifóide e a malária, a tuberculose deve ter atacado os primeiros hominídeos, há cerca de 3 milhões de anos. A afirmação consta de um estudo publicado na versão online na revista PLoS Pathogens. "Nossos resultados transformam o paradigma corrente de que a tuberculose tem uma origem recente", disse Veronique Vincent, do Instituto Pasteur da França, em comunicado da Public Library of Science (PLoS). A instituição publicou na internet uma prévia do seu novo título, que será lançado na íntegra apenas no dia 30 de setembro. A PLoS Pathogens abordará as doenças causadas por bactérias, fungos, parasitas, príons e vírus que tenham algum tipo de conseqüência econômica, agrícola e médica. Todas as revistas publicadas pela PLoS são abertas ao público e gratuitas. A tuberculose é causada fundamentalmente pelo Mycobaterium tuberculosis. Entretanto, alguns doentes do leste da África são infectados por bactérias com características diferentes desse tipo mais comum. Análises genéticas feitas pela equipe do Instituto Pasteur mostraram que ancestrais desses dois tipos de cadeias bacterianas eram bastante semelhantes. Segundo os pesquisadores do grupo francês, é bem provável que a expansão da tuberculose tenha seguido um padrão único, para chegar aos demais continentes. "Existem coincidências entre a expansão da doença e as ondas migratórias humanas para fora da África", afirmam.