Vacina experimental protege ratos contra gripe aviária

Uma vacina experimental contra agripe aviária que usa o DNA de várias cepas do vírus H5N1parece provocar uma forte reação imunológica em ratos apósadministração intramuscular, segundo estudo publicado narevista Cell Research. Cientistas de Taiwan e dos EUA disseram que após uma semanaa vacina ofereceu proteção total contra amostras do vírusvindas de Vietnã, Turquia e China. Contra uma cepa daIndonésia, a proteção foi de 80 por cento, disse por telefone àReuters Chi-Huey Wong, do Centro de Pesquisa Genômica daAcademia Sinica, de Taiwan. Um grupo de ratos que não havia tido imunização morreu diasdepois do contato com as diferentes cepas do vírus. As vacinas à base de DNA são totalmente diferentes dasvacinas tradicionais -- que precisam ser cultivadas em ovos degalinha, os quais podem ficar escassos em caso de pandemia degripe aviária. O vírus H5N1, endêmico em muitas partes da Ásia, em geralsó atinge aves, mas em casos especiais pode contaminar e matarhumanos. Cientistas temem que o vírus sofra uma mutação quepermita o contágio entre humanos. Desde 2003, a gripe aviária já contaminou 385 pessoas,matando 243 delas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pelo menos 16 empresas tentam pesquisar uma vacina contra agripe aviária em humanos, mas enfrentam dificuldades porque amutação do vírus no meio ambiente é muito mais rápida que otempo de cultivo das vacinas nos ovos. Wong disse que o seu trabalho usa "uma sequência-consensode DNA" que se baseia em diversas variedades do H5N1identificadas desde 1997, quando houve o primeiro diagnósticoem humanos, em Hong Kong. Os cientistas agora aguardam aprovação para realizar testescom a nova vacina em humanos. (Reportagem de Tan Ee Lyn)

REUTERS

01 de setembro de 2008 | 23h08