Velocidade da luz e propagação da gravidade são iguais

Por Agencia Estado

Uma equipe de cientistas publicou um estudo que demostra que a velocidade da luz e a velocidade com que a gravidade se propaga são iguais, como disse Albert Einstein na Teoria Geral da Relatividade. O experimento publicado pela revista New Scientist demonstrou que a velocidade com que onda gravitacional se propaga pelo cosmo é 1,06 vez a da luz, contrariando a visão geral de Isaac Newton, que considerava instantânea a propagação da gravidade. "Nosso resultados descartam essa possibilidade. Se fosse assim [como Newton previra] o movimento de um quasar[fonte de rádio, de origem ainda misteriosa] observado em 8 de setembro seria ligeiramente diferente", segundo Ed Fomalont do Observatório Nacional de Radioastronomia da Virgínia e Sergei Kopeikin da Universidade de Missouri-Columbia. Por uma equação complexa que considerou a massa exata e a órbita de Júpiter, Fomalont e Kopeikin chegaram a razão de 1:1,06 entre a velocidade da luz e a da propagação da gravidade. Na Teoria Geral da Relatividade, Einstein explicava que a propagação da gravidade (uma distorção do espaço-tempo) e a velocidade da luz (uma radiação eletro-magnética) são iguais. Apesar de amplamente aceitas por físicos e astrônomos, ninguém havia conseguido provas sobre a questão.