WWF vê mistura química desastrosa no Ártico

Região já tem concentração de resíduos superior à registrada nos países de origem. Ursos têm sinais de pesticidas antigos

O Círculo Ártico está se caracterizando como um depósito de dejetos do planeta e os pesquisadores temem que a mistura aleatória de resíduos químicos ali tenha conseqüências desastrosas. A região já tem concentrações químicas mais elevadas do que vários países de onde se originam os resíduos, revelou um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). "O preocupa especialmente é o fato de as substâncias químicas modernas encontrarem no Ártico em elevado grau de concentração com produtos que foram eliminados há décadas em nossos países, de modo que existe o risco de que haja combinações prejudiciais", afirma o relatório do WWF. Segundo o WWF, exames realizados em ursos do Ártico canadense e norueguês apontaram resíduos de antigos pesticidas, que podem colocar em perigo o sistema imunológico e hormonal dos animais. O relatório A ponta do iceberg: a intoxicação química do Ártico, lançado na Alemanha, revela que os resíduos tóxicos chegam à região pelo ar, por rios, correntes marinhas, blocos de gelo e animais migratórios.