Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

WWF vê mistura química desastrosa no Ártico

O Círculo Ártico está se caracterizando como um depósito de dejetos do planeta e os pesquisadores temem que a mistura aleatória de resíduos químicos ali tenha conseqüências desastrosas.A região já tem concentrações químicas mais elevadas do que vários países de onde se originam os resíduos, revelou um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF)."O preocupa especialmente é o fato de as substâncias químicas modernas encontrarem no Ártico em elevado grau de concentração com produtos que foram eliminados há décadas em nossos países, de modo que existe o risco de que haja combinações prejudiciais", afirma o relatório do WWF.Segundo o WWF, exames realizados em ursos do Ártico canadense e norueguês apontaram resíduos de antigos pesticidas, que podem colocar em perigo o sistema imunológico e hormonal dos animais.O relatório A ponta do iceberg: a intoxicação química do Ártico, lançado na Alemanha, revela que os resíduos tóxicos chegam à região pelo ar, por rios, correntes marinhas, blocos de gelo e animais migratórios.