AFP PHOTO/NASA TV
AFP PHOTO/NASA TV

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional; veja o momento da acoplagem

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley fizeram uma viagem de 19 horas até atingir o destino

Redação, O Estado de S.Paulo

31 de maio de 2020 | 11h51

A cápsula da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional neste domingo, 31, às 11h16 (horário de Brasília). Depois do lançamento neste sábado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley fizeram uma viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dragon até atingir o destino. 

A cápsula atracou cerca de 15 minutos antes do previsto, sem ocorrência de problemas. Porém, a missão será apenas considerada um sucesso quando os astronautas retornarem em segurança para a Terra. A expectativa é de que eles fiquem na estação por pelo menos um mês, e no máximo por quatro meses. 

A viagem foi histórica: pela primeira vez desde 2011 a Nasa realiza uma missão espacial tripulada saindo dos Estados Unidos. É também a primeira vez que uma empresa privada lança astronautas em órbita - até então, apenas as espaçonaves governamentais chegavam a tais alturas. 

"Foi uma grande honra ser apenas uma pequena parte desse esforço de nove anos desde a última vez que os Estados Unidos atracaram na Estação Espacial Internacional", disse o astronauta da Nasa Bob Behnken. "Temos que parabenizar os homens e mulheres da SpaceX, todo reconhecimento é pouco para seus esforços incríveis nos últimos anos que tornaram isso possível". 

Na manhã deste domingo, os astronautas Behnken e Hurley disseram em uma transmissão ao vivo que a viagem foi tranquila e que eles dormiram boas horas de sono. Nesta manhã, eles foram acordados com a música “Planet Caravan”, do Black Sabbath.

Veja o vídeo:

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.